Quando trocar o óleo do motor do carro?

QUANDO TROCAR O ÓLEO DO MOTOR DO CARRO?

Quando trocar o óleo do motor do carro?



O motor de seu carro precisa de alguns cuidados básicos para funcionar corretamente e o óleo lubrificante é um item fundamental e que merece total atenção.
Ficar muito tempo sem trocar o óleo lubrificante do carro pode causar vários danos ao motor, já que este é responsável por lubrificar as peças e fazer com que elas funcionem corretamente.
Muitos motoristas não tem conhecimento sobre este fator, e ultrapassam o tempo ou a quilometragem indicados para o motor do seu carro.
Isso pode causar sérios prejuízos ao proprietário do veículo, desde o surgimento de borra ao travamento do motor.
Temos recebido constantemente várias dúvidas de leitores aqui do blog sobre como trocar o óleo do motor do carro e por isso decidimos escrever este artigo.
Vamos falar sobre as principais dicas de como trocar o óleo do motor do carro. Permitindo assim uma vida útil mais duradoura das peças e do motor do veículo.

De quanto em quanto tempo devo trocar o óleo do motor do carro?
Para garantir a saúdo do motor do seu caro e outros componentes, é preciso seguir rigorosamente algumas regras.
De acordo com Fernando Lima (Supervisor Técnico Centro Oeste Lubrificantes), em entrevista à Auto News TV responde:
“É definido 5.000 km para óleo lubrificante mineral, ou 10.000 km para óleo sintético.”
Caso o proprietário do veículo não atinja a quilometragem acima descrita em um período de 6 meses, é recomendado que a troca seja realizada juntamente com o filtro de óleo.
Outro ponto importante que o motorista deve tomar muito cuidado é aquela completada de óleo nos postos de combustível.
Fernando afirma ainda que um dos maiores erros que uma boa parte dos motoristas cometem é chegar ao posto de combustível e pedir para completar o óleo lubrificante.
Isso pode acarretar vários danos ao motor, afirma, já que o motorista chega ao posto com o motor quente e neste caso o óleo existente já está lubrificando o motor do carro, consequentemente o nível do óleo naquele motor estará bem abaixo, por estar espalhado por todas as peças.
O correto é verificar o nível do óleo momentos antes de dar a partida e caso necessário, a ação de completar deve ser realizada.

Observação importante
O nível do óleo deve ser verificado cuidadosamente, caso ele esteja abaixo do recomendado o correto é procurar um mecânico de confiança para descobrir o que está acontecendo, e não ficar simplesmente completando.

Fonte: Nova Via Veículos e Cia