Direção Defensiva

DIREÇÃO DEFENSIVA

Confira abaixo 5 dicas importantes de direção defensiva:
Dirigir é um ato que exige um alto nível de comprometimento e responsabilidade. Além da habilidade básica de dirigir o veículo, controlando pedais, marchas e sinalizadores, é preciso adotar uma postura consciente para evitar acidentes, observando as regras de segurança – tanto para si quanto para os outros.
A expressão “direção defensiva” ou “direção segura” ganhou destaque na mídia por causa das altas taxas de acidentes de trânsito no Brasil. Isso fez com que em 2004 o governo tornasse obrigatório o curso de direção defensiva para todos os motoristas que queiram tirar ou renovar a carteira de habilitação. Esse conceito diz respeito a um conjunto de medidas e a uma atitude do motorista que tem como objetivo evitar acidentes, levando em conta também erros de outros motoristas e pedestres, assim como reações adversas – como mau tempo. Pensando em garantir a segurança no trânsito, separamos cinco dicas básicas:

1. Conheça bem as regras de trânsito.
O conhecimento é um dos pilares da direção consciente. Não basta apenas saber as regras do local onde você transita, mas também as condições de seu veículo e o próprio trajeto.

2. Mantenha-se sempre atento. /strong>
Muitos acidentes acontecem porque a capacidade de atenção do motorista estava comprometida, seja pelo consumo de álcool, seja porque a pessoa estava falando ao celular, mexendo no sistema de som do carro ou simplesmente muito envolvida em uma conversa.

3. Tenha o hábito de prevenir imprevistos.
Você está passando por uma vizinhança cheia de casas e nota que um grupo de crianças joga bola no terreno ao lado da rua. Faz parte da direção defensiva prever que a bola pode escapar para a estrada e uma criança pode vir correndo atrás. Neste caso, o melhor é diminuir a velocidade e redobrar a atenção.

4. Seja hábil ao manobrar e dirigir o carro.
Saiba ultrapassar, sinalizar, mudar de marcha, diminuir e acelerar o veículo e manter o carro seguro em terrenos inclinados como rampas, viadutos e ladeiras.

5. Tenha um bom poder de decisão.
Esteja pronto para fazer escolhas difíceis e manobras que sejam necessárias a uma determinada situação, com o objetivo de evitar acidentes ou minimizar danos.

Fonte: Compara Online