Dicas para quem vai pegar a estrada pela primeira vez

DICAS PARA QUEM VAI PEGAR A ESTRADA PELA PRIMEIRA VEZ


Reforce os cuidados que já são necessários no dia a dia. Use o cinto de segurança e exija que os outros passageiros também usem, não ultrapasse o limite de velocidade da pista e respeite a sinalização.

Nem pense em pegar estrada se você estiver com sono ou cansaço. Você pode achar que tem controle total do corpo, mas não tem – principalmente quando não está em suas condições normais. Além disso, se a estrada for reta e plana pode ser que seu sono aumente mais ainda. Viaje apenas quando estiver descansado e bem disposto

Antes de pegar a estrada, faça uma revisão do veículo. Repor a água do radiador e para-brisa, verificar o óleo e fazer a calibragem dos pneus (inclusive do estepe) são procedimentos necessários. Leve o carro dias antes da viagem em um mecânico de confiança para que ele verifique o estado do carro.

Mantenha uma boa distância do carro à frente. Principalmente quando se é iniciante, a resposta do motorista pode demorar. Por exemplo, um motorista experiente consegue perceber mais facilmente quando o trânsito irá parar. Já um novato não tem essa percepção com facilidade, por isso, deve manter uma distância maior do carro à sua frente.

Fique atento aos sinais de outros motoristas. Um farol piscando atrás de você significa que alguém quer te ultrapassar. Já alguém que venha do sentido oposto piscando o farol significa que pode haver problemas à frente. Pergunte a motoristas experientes quais são os sinais específicos da estrada para não ficar apavorado caso alguém os faça para você.

Fonte: BIDU