Rolamentos entenda mais!

A IMPORTÂNCIA DA LUBRIFICAÇÃO EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS


O desenvolvimento da agricultura brasileira está, sem dúvida, ligado à modernização dos meios de produção, com a utilização de insumos modernos que multiplicam a nossa capacidade de produzir alimentos e fibras a preços competitivos.

O setor de máquinas agrícolas é um dos que sofreu maior evolução nos últimos anos, com a incorporação de tecnologia antes restrita ao setor automotivo. Os modernos tratores, colhedoras e implementos agrícolas se tornaram máquinas sofisticadas e de alto desempenho, exigindo para o seu uso eficiente lubrificantes de alta qualidade que respondam bem à crescente severidade dos serviços a que estão sujeitos estes equipamentos.
A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas agrícolas e deve, portanto, ser entendida e praticada para conservá-las e manter o rendimento delas, aumentando a vida útil das mesmas. De modo geral, os componentes das máquinas agrícolas que necessitam lubrificação são: mancais de atrito, mancais de rolamento, eixos sem fim, eixos telescópicos, engrenagens, correntes, pistões, juntas universais e bombas.

O que são lubrificantes?
Quando as superfícies dos componentes de algum tipo de máquina se movem em contato uma com as outra, produzem a fricção ou atrito, e esta gera calor e causa desgaste. O lubrificante é uma substância colocada entre estes componentes em movimento para reduzir a fricção e proporcionar o deslizamento suave e fácil, um contra o outro, com o mínimo desgaste e mantendo a temperatura normal.

Os lubrificantes têm por função:

  • Reduzir a fricção e o desgaste das peças;
  • Diminuir o calor gerado pela fricção das peças;
  • Auxiliar na refrigeração, no caso dos motores;
  • Auxiliar a vedação ou perda de pressão dos motores;
  • Evitar a entrada de impurezas nos mancais;
  • Fazer a limpeza das peças;
  • Proteger contra a corrosão;
  • Transmitir força e movimento através de cilindros hidráulicos.

Fonte: Grupo Cultivar