3 Dicas de manutenção industrial preventiva

3 DICAS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL PREVENTIVA

1. Avaliação das máquinas
A primeira indicação é avaliar cada máquina, uma vez que tais equipamentos costumam indicar antecipadamente quando estão prestes a ter falhas no sistema. Por isso, se você ignorar esses sinais de alerta, não analisando o funcionamento das máquinas, você poderá ter muitos problemas com a manutenção delas.
Para efetuar essa análise, os funcionários responsáveis pela manutenção industrial devem avaliar as principais características de vibração e de lubrificação das máquinas, por exemplo. Além disso, cabe a tais funcionários a avaliação do ultrassom e de outras ferramentas de previsão, as quais servem para que a detecção de padrões ocorra o mais cedo possível, inclusive antes dos problemas que devem ser prevenidos.

2. Equipe coordenada
Ao separar uma equipe para atuar na manutenção industrial preventiva, é indispensável que esse grupo de funcionários esteja devidamente coordenado, para que as eventuais discordâncias entre essa equipe e a equipe de operações não atrapalhe a realização do trabalho de prevenção.
Ao ter um plano para que a equipe atue de maneira coordenada, a manutenção preventiva será mais eficiente. Logo, deve-se determinar quem é a pessoa mais adequada para cada cenário operacional. Além disso, é preciso estabelecer um oficial de operações, o que conduzirá cada operação, dependendo do caso.

3. Organização e parcerias
Uma forma de garantir uma aplicação mais eficaz é aumentar a organização da fábrica, no que diz respeito ao estoque dos itens armazenados no local, como peças e suprimentos. Dessa forma, fica mais fácil se preparar para possíveis emergências mecânicas, com grande praticidade.
Para organizar melhor, basta identificar cada item, o que pode ser feito com o auxílio de recursos como etiquetas, as quais devem conter informações básicas e imprescindíveis da peça em questão. Assim sendo, a localização de cada peça não vira uma tarefa complicada.
Também é fundamental que a manutenção industrial preventiva inclua parcerias, o que é muito comum na maioria das indústrias, como ocorre com a automação industrial. Essas parcerias podem ser realizadas com fornecedores, que irão assegurar entregas mais ágeis. Desse jeito, a sua equipe de manutenção industrial terá como receber os materiais sem a necessidade de um armazenamento dos mesmos.

Fonte: Industria Hoje