#

Saiba como fazer a limpeza de máquinas agrícolas após a safra:

• O primeiro passo após a safra é a limpeza rigorosa de todas as partes. O acúmulo da palha e poeira que aderem à máquina favorece condições de umidade, provocando a ferrugem e infestação de insetos e ratos. Ao limpar a colheitadeira, pode-se usar água (inclusive quente ou vapor), mas o mais recomendado é usar ar comprimido ou aspiradores do tipo industrial. Todas as unidades da máquina devem receber cuidados, cada uma por vez.
• Para facilitar a limpeza, faça funcionar todo o sistema de colheita, com o ventilador em máxima rotação e com as tampas dos elevadores de grãos e retrilha retiradas. Após a limpeza da máquina, abra ou remova todas as tampas de inspeção e janelas, para facilitar a secagem dos componentes internos e drenagem da água. Sempre que possível, deixe-a secar a luz do sol, em posição de máxima inclinação lateral, e em ambiente ventilado.
• Uns dos maiores inimigos para máquinas armazenadas são os roedores. Uma maneira eficaz de impedir a entrada dos bichos na máquina é usar cavaletes fixando obstáculos de lata em formato de funil virado para baixo. Com esse recurso, os ratos não têm como subir na colheitadeira.