#

Veja dicas para economizar combustível

Em épocas de crise, todos nós buscamos cortar gastos e economizar em todas as áreas. Aprenda algumas dicas de como economizar combustível!

FECHE AS JANELAS DO VEÍCULO
Andar com as janelas abertas não é recomendável, principalmente na estrada. Em alta velocidade, acima dos 80 km/h, elas permitem a entrada do ar e aumentam a resistência aerodinâmica. Em velocidade constante, o acréscimo de consumo chega a 10%.

DEVAGAR E SEMPRE
Na estrada, mais de 50% da energia gasta para mover o veículo é usada na superação do arrasto aerodinâmico. Ao meter o pé no acelerador, você aumenta a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível.

FAÇA A FAXINA
Não viaje com excesso de carga. Quanto mais pesado o veículo, mais energia você gasta para acelerar. Cada 50 kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo. Isso inclui excesso de tranqueira no rack sobre o carro. Ao aumentar a área frontal, você reduz a aerodinâmica do veículo.

SOBE E DESCE
Para economizar nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não pisar forte no meio do caminho. Nas descidas, desça engrenado. Ao contrário do que se diz, é mais econômico que o ponto morto.

ÁS NO VOLANTE
Evite arrancadas e freadas bruscas. Isso exige mais do motor. Sempre que possível, passe para a marcha mais alta: a marcha errada aumenta o consumo em 30%. Dois aplicativos do iPhone ajudam a medir as suas aceleradas e avisam do gasto de gasolina: GreenMeter e DriveGain